sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Quem está em Salvador ou teve notícias daqui sabe que o assunto não pode ser outro: a Chuva!

Salvador: a chuva de 1 mês caiu em 24h

Salvador voltou a sofrer com a chuva intensa nas últimas 24 horas. Alagamentos e deslizamentos de terra ocorreram na cidade nesta quinta-feira. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 130,8 mm só no bairro de Ondina, onde está uma das estações meteorológicas do Instituto. Este volume de chuva foi acumulado entre as 9 horas de quinta e as 9 horas desta sexta-fera e é maior do que o valor médio para fevereiro, que é de 121,2 mm. Ou seja: em 24 horas choveu mais do que normalmente deveria chover ao longo de todo o mês.Ainda há risco de chuva forte em Salvador e por toda Bahia nesta sexta-feira e também no sábado. Em Salvador, as condições de chuva diminuem no domingo.

(Fonte: Ascom/CRA http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/02/29/salvador_a_chuva_de_1_mes_caiu_em_24h_1210701.html)



Chuva em Salvador: cabine do Elevador Lacerda é desligada

SALVADOR - Por medida de segurança, a Superintendência de Transporte Público (STP) determinou o desligamento da cabine nº 4 do Elevador Lacerda, cujo poço foi alagado em decorrência das chuvas que atingem a cidade.

Durante o temporal da noite de quinta, a água desceu fortemente pela encosta, invadindo o local.
O Plano Inclinado Gonçalves também foi desligado devido ao alagamento do poço de um de seus carros. Do mesmo modo, o Plano do Pilar foi atingido pelas chuvas e ficará desativado durante o fim de semana, para manutenção.

De acordo com a STP, já foram disponibilizados gratuitamente dois ônibus para atender os usuários do ascensor, enquanto o equipamento permanecer desativado.

(Plantão Publicada em 29/02/2008 às 16h50m - ibahia.com)


Confira a balneabilidade. Em tempo chuvoso é bom evitar o banho de mar. O tempo fechado ou instável, com chuvas durante o dia e à noite, deve persistir na capital baiana nos próximos dias. O Centro de Recursos Ambientais (CRA) aconselha que se evite o banho de mar, caso as previsões do tempo se concretizem. Em período chuvoso, as praias podem ser contaminadas por detritos diversos, levados pelas galerias pluviais, rios, córregos e canais, promovendo um aumento da concentração bacteriana nas águas.

O CRA divulga, toda semana, um boletim indicando as praias que devem ser frequentadas pelos banhistas. De acordo com a última análise, divulgada nesta sexta-feira, 20 estão adequadas para o banho de mar. São elas: São Tomé de Paripe, Bogari, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

Já as consideradas impróprias nos próximos dias são: Periperi, atrás da estação férrea, Penha, em frente a Igreja Nossa Senha da Penha, e Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família. Mesmo que o tempo resolva contrariar as previsões dos institutos de meteorologia divulgadas até agora, e o sol predomine em Salvador, o CRA alerta que ainda assim é desaconselhável o banho de mar próximo à saídas de esgoto, desembocaduras dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem, por conta do aumento considerável de concentração de bactérias nas águas.

O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é realizado com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas. A praia é considerada própria quando apresenta, numa média de 80 por cento das amostras, menos de um mil coliformes fecais por 100 mililitros de água. Esses critérios foram estabelecidos pela portaria 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA.

O CRA também faz um apelo aos banhistas e freqüentadores para que mantenham as praias limpas, evitando, assim, a poluição das águas. Outras informações podem ser obtidas através do Disque Meio Ambiente, que atende gratuitamente pelo telefone 0800 71 1400.

Fonte: Ascom/CRA (http://www.seia.ba.gov.br/noticias.cfm?idnoticia=3967)

E como a Educação Ambiental se relaciona com todos estes transtornos?

Estes transtornos são respostas ao péssimo planejamento urbanístico (quando existe), ao comodismo dos cidadãos que esperam que todas as iniciativas partam do Estado ou não cobram do mesmo. Mas algumas ações podem ser tomadas para ao menos minimizar a problemática, como:

Evitar dispor os resíduos domésticos em fora dos horários adequados;
Diminuir as áreas impermeabilizadas no espaço urbano;
Manter os “espaços verdes” da cidade;
Não deflorestar as encostas e não construir nestas;

Alvaro Meirelles
Biólogo e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!