Hoje Nosso assunto é praia! E melhor ainda é saber que três de Nossas Praias Baianas foram escolhidas pela ONG FEE (Fundação para Educação Ambiental) representada, no Brasil, pelo IAR - Instituto Ambiental Ratones.
Para que?
Para o programa Bandeira Azul (Blue Flag), como descrito a seguir:
Na fase experimental do programa, no Brasil, 10 praias foram escolhidas para a certificação já concedida a cerca de 3300 praias distribuídas em aproximadamente 38 países. A ONG FEE, com origem na Dinamarca, informa que é o programa-piloto faz referência a qualidade sócio-ambiental das praias escolhidas para o "teste" por apresentarem características naturais e pouca intervenção antrópica.
Dentre os quase 30 critérios podemos encontrar pontos como: Serviços de salva-vidas, Pronto atendimento para emergências, Monitoramento da Qualidade da água dentro dos padrões de balneabilidade, atividades de Educação Ambiental, Gestão Ambiental participativa, implementação da segregação de resíduos sólidos e destinação correta dos recicláveis. (Os critérios podem ser melhor explicados no link: http://www.sos-itacare.org/uploads/media/CRITERIOS_BANDEIRA_AZUL_BRASIL.pdf)
O interesse da certificação é o de elevar o nível de sensibilização no que diz respeito à necessidade proteção do ambiente marinho, costeiro e praias fluviais através da realização de ações que conduzam à melhora da qualidade ambiental.
As Dez Praias Brasileiras Escolhidas pelo Programa Bandeira Azul envolveram trabalhos conjuntos entre Prefeituras e Secretarias, Nativos, a Mobilização Civil Organizada (ONGs e Institutos) e a Iniciativa Privada. As praias são:
- Praia do Forte (Mata de São João) - BA;
- Praia da Tiririca (Itacaré) - BA;
- Praia da Penha (Vera Cruz) - BA;
- Ilha do Boi/Praia Grande (Vitória) - ES;
- Castelhanos (Anchieta) - ES;
- Prainha (Rio de Janeiro) - RJ;
- Praia do Tombo (Guarujá) - SP;
- Jurerê Internacional (Florianópolis) - SC;
- Praia do Santinho (Florianópolis) - SC;
- Praia Mole (Florianópolis) - SC.
E destas Dez Praias Brasileiras 3 estão em território Baiano e os motivos não caberiam neste blog! São patrimônios ímpares, por beleza, por endeminsmo, projetos de Educação Ambiental, pelo Turismo Ambiental, pela Cultura de cada respectivo local e pelo Ecoturismo.
Outro fato marcante, publicado nos últimos meses, é a inclusão dos Municípios de Mata de São João (consequentemente Praia do Forte) e Vera Cruz (consequentemente Praia da Penha) na RMS (Região Metropolitana de Salvador) o que se traduz em uma grande conquista, pois o município será inserido nos Planos de Desenvolvimento Estadual e Regionais, na implementação de políticas públicas e na execução de programas, projetos e ações governamentais conjuntas.
As vantagens são verificadas por meio da destinação de verbas, como:
- Recursos específicos do Governo Federal para as áreas de combate a violência, habitação e geração de emprego e renda;
- Investimentos na implantação, ampliação ou melhoria do sistema público de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
- Custeio do sistema de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos.
O convite, apesar da chuva é ...Vamos ao Município de Mata de São João! Lá encontraremos mais que hospitalidade, boa comida e paisagens maravilhosas; encontraremos rios que seguem paralelos ao mar como em Imbassaí, maravilhosos banhos de rio na Reserva da Sapiranga, o lindo caminho até a bela praia do Santo Antônio em Diogo e olhe que ainda não citei os Projetos do Instituto Baleia Jubarte e do Tamar de Praia do Forte... Nos encontraremos lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com seu comentário!