sexta-feira, 7 de março de 2008

Como a legislação brasileira precisa avançar, por Márcia Pinto - Parte 2

Conforme prometido na postagem de ontem: A segunda parte da reportagem de Mônica Pinto, espero que gostem!

resíduos
06/03/2008
REPORTAGEM ESPECIAL: De como a legislação brasileira precisa avançar - Parte Dois

Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Uma tecnologia desenvolvida no Brasil poderia ao menos minimizar um dos problemas mais graves enfrentados hoje pelo poder público, sobretudo na esfera municipal: a disposição de resíduos orgânicos, atualmente feita nos em geral sobrecarregados lixões ou nos aterros sanitários.

O processo, disponibilizado pela empresa Bioexton, baseia-se na utilização de biocatalizadores para acelerar a degradação da matéria orgânica. O biocatalizador é uma suspensão de microorganismos não patogênicos, não modificados geneticamente, naturais do solo, e de nutrientes específicos.

Ao agregar o biocatalizador à matéria orgânica, esses microorganismos vão a desodorizar, descontaminar os resíduos quanto a patógenos, vermes e ervas daninhas, fixar o nitrogênio, solubilizar os minerais existentes e oxidar o carbono orgânico, reduzindo a relação C/N (carbono/nitrogênio) em um prazo de aproximadamente 72 horas.

Pode-se elencar significativas vantagens deste em relação ao processo de compostagem tradicional. Nela, como o material é deixado ao tempo para se degradar o processo fica todo a cargo da natureza. É, portanto, muito mais lento e de difícil controle, chegando a demorar cerca de 180 dias na maioria dos casos.

“Além disso, o processo é todo manual, requerendo constante monitoramento da umidade, com regas quase que diárias e com geração de chorume devido ao descontrole”, aponta José Carlos Passarelli, diretor da Bioexton.

“Algumas vezes, o processo torna-se anaeróbico, com geração de gás metano e mau cheiro devido ao alto tempo de residência requerido. A compostagem tradicional exige ainda uma grande área de trabalho”, completa.

Entre os resíduos sobre os quais pode ser aplicado o acelerador de compostagem, destacam-se o lixo urbano, lodo de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), restos de Ceasas e restaurantes e até carcaças animais.

Mas entraves na legislação impedem que as Prefeituras possam lançar mão dessa tecnologia. Primeiro, porque o lixo de cada Município pertence a ele, não pode ser dado ou vendido. O contra-senso reside no fato de que elas próprias - as Prefeituras - estão impedidas de operar qualquer sistema de tratamento, seja de lixo ou de esgoto, havendo a necessidade de transferir essa responsabilidade a terceiros.

“Além disso, se a Prefeitura conseguir operar, não pode vender o produto final. E ainda, se conseguisse vender, não teria como concorrer no mercado de fertilizantes, pois esse não é o seu foco”, diz Passarelli.

Por outro lado, segundo ele, se houver alguma empresa interessada em investir na operação de um sistema de tratamento de lixo, haverá a necessidade de se alterar a Lei Orgânica do Município, permitindo que aqueles resíduos, até então destinados ao “lixão”, sejam desviados para a produção de fertilizantes.

Passarelli antecipou a AmbienteBrasil que a Bioexton hoje trabalha junto a um cliente um modelo que pode vir a romper com essas barreiras. Mas, por enquanto, tal modelo não pode ser divulgado e tampouco o nome do cliente.

Origem

O acelerador de compostagem começou a nascer em 1976, quando o pesquisador Lázaro Sebastião Roberto deu início a pesquisas e experiências na área de Biometalurgia e Microbiologia, aplicadas ao aproveitamento de resíduos minerais e orgânicos. Associando estas duas áreas da Ciência, ele conseguiu chegar à tecnologia de Biodegradação acelerada que se tornou uma patente de invenção, devidamente requerida sob o nº. PI.9803.631 no Brasil e concedida nos Estados Unidos sob o nº 6.560.921.

Os produtos finais resultantes são o fertilizante organofertil e o fertilizante organomineral, “ambos com eficiência agronômica e elevado retorno socioeconômico e ambiental”.

A Bioexton foi fundada em junho de 1998, fruto da associação entre Lázaro Sebastião Roberto e o empreendedor Eduardo Marquez Palmério. A empresa surgiu na Universidade de Uberaba (Uniube), através da sua Incubadora de Tecnologia e Negócios (Unitecne), tendo recebido apoio no desenvolvimento de pesquisas científicas do Instituto de Ciências e Tecnologia do Ambiente (ICTA) e de seus parceiros - entre eles, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Atingida a maturidade de independência, passou para a categoria de empresa graduada, porém continua a desenvolver projetos em parceria com a Unitecne e o ICTA da Universidade de Uberaba.

(http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=36791)


As Leis existem para regulamentar as atividades e na medida que estas evoluem espera-se a evolução das Leis. Este é o princípio básico. A boa Lei é aquela que compatibiliza os interesses gerais e regulamenta meios para que os interesses específicos sejam alcançados desde que não afetem os "espaços alheios".

É interessante discutir isto, pois desde as séries escolares iniciais observamos verdadeiros sermões sobre "...não invadir o espaço do outro...". Outro fato marcante era um trecho sempre citado por um colega (da pós-graduação em Gestão Ambiental), o advogado da minha turma (Beto), que sempre citava "...política é a arte do bom viver...".

Falta falarmos isto aos Políticos Beto! Ou mesmo eleger os que estiverem dispostos a praticar isto!

Bom Final de Semana a Todos, isto é...se for possível.

Alvaro Meirelles
Biólogo e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

2 comentários:

  1. Este Blog ñ vai ficar só na Bahia ñ Alvaro. Vai ser conhecido em todo BR.

    ResponderExcluir
  2. The purpose of Clomid remedial programme in treating infertility is to decree general ovulation rather than cause the condition of numerous eggs. In olden days ovulation is established, there is no gain to increasing the dosage above . Numerous studies expose that pregnancy almost always occurs during the to begin three months of infertility analysis and treatment beyond six months is not recommended. Clomid can cause side effects such as ovarian hyperstimulation (rare), visual disturbances, nausea, diminished "rank" of the cervical mucus, multiple births, and others.

    Clomid is frequently prescribed at near generalists as a "leading line" ovulation induction therapy. Most patients should undergo the fertility "workup" ex to genesis any therapy. There could be many causes of infertility in addition to ovulatory disorders, including endometriosis, tubal disease, cervical ingredient and others. Also, Clomid remedial programme should not be initiated until a semen division has been completed.
    Clomid and Other Ovulation Inducti
    Somali pirates protract their attacks against worldwide ships in and incomparably exceptionally much the Bay of Aden, without considering the discouragement of stepped-up peculiar naval escorts and patrols - and the increased neglect assessment in any crate of their attacks. On terra agreements with Somalia, the U.N, and each other, ships relationship to fifteen countries up to epoch patrol the area. Somali pirates - who sire won themselves upstanding $200 million in redeem since within easy reach the start 2008 - are being captured more as in numerous cases as not an partiality to the plot being, and handed in to authorities in Kenya, Yemen and Somalia on account of trial. Unruffled here are some up to old-fashioned photos of piracy somewhere else the skim of Somalia, and the number efforts to limitation it in.
    [url=http://buhain.com:8081/cs/members/clomid-success-stories-jan-08-29/default.aspx]clomid success stories jan 08[/url]
    [url=http://team.wildernessventures.com/members/symptoms-pregnancy-or-clomid-08/default.aspx]symptoms pregnancy or clomid[/url]
    [url=http://team.desarrollosnea.com.ar/members/day-30-clomid-cycle-testing-83/default.aspx]day 30 clomid cycle testing[/url]
    [url=http://www.hendricks.org/community/members/trying-to-conceive-clomid-30/default.aspx]trying to conceive clomid[/url]
    tel:95849301231123

    ResponderExcluir

Contribua com seu comentário!