Estão abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Educação Ambiental Crítica: aspectos epistemológicos, metodológicos e políticos, que será ministrado pela Universidade Popular das Águas (Unihidro), do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).Serão destinadas 60 vagas, sendo 20 direcionadas aos servidores do INGÁ e do Sistema do Meio Ambiente do Estado da Bahia, e 40 para os interessados da sociedade civil. As inscrições para servidores podem ser feitas na secretaria da Unihidro, na sede do INGÁ, no Itaigara, durante o período de 18 a 28 de novembro. Os demais interessados podem se inscrever no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de 18 a 02 de dezembro.
O curso, que tem carga horária de 30 horas, será ministrado de 9 a 12 de dezembro, no Auditório Paulo Jackson, do INGÁ, pelo professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro, que é bacharel em ecologia e licenciado em ciências físicas e biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação (PUC-Rio) e doutor em Serviço Social (UFRJ).De acordo com o diretor-geral do INGÁ, Julio Rocha, o curso é mais um importante instrumento para qualificação de servidores e formação de massa crítica no Estado. “Não há como fazer política ambiental sem formação, sem conhecimento e isso inclui a participação da sociedade civil”, afirmou.“A realização do curso é de grande importância para que os interessados discutam os fundamentos teóricos da Educação Ambiental Emancipatória e tenham uma consciência crítica”, afirma o professor da Ufba, Magno Peneluc, um dos organizadores do curso. Ele explicou que o professor Carlos Loureiro ministra cursos por todo o país com o objetivo de discutir os entendimentos da educação na natureza, buscando razões pelas quais hoje a sociedade produz tamanha poluição. “As respostas para esses questionamentos são baseadas em métodos a partir dos conceitos de Karl Marx e de Paulo Freire, grandes pensadores sobre as questões da sociedade”, ressaltou.Para o coordenador da Unihidro, Jardel Portella, o curso de extensão trará todas as informações pertinentes ao tema da Educação Ambiental e, pela importância que terá para o público interessado, será uma excelente oportunidade para debater sobre o tema. completou.
A programação inclui a busca pela compreensão do processo de construção e consolidação da Educação Ambiental Crítica, suas premissas e objetivos; analisar os pressupostos das diferentes abordagens em Educação Ambiental; conhecer as implicações da Política Nacional e da institucionalização da Educação Ambiental no Brasil e apresentar as diretrizes e procedimentos metodológicos básicos para a execução de programas e projetos em diferentes espaços educativos.O professor Carlos Frederico Bernardo Loureiro é uma das referências do país nas áreas da Educação Ambiental no processo de gestão ambiental pública, com Movimentos Sociais e conflitos socioambientais, e ecologia política.
(sugestão de Mônica Barbosa, Estudante de curso técnico em Meio Ambiente)Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
http://www.grupomeirelles.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com seu comentário!