quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

AUDIÊNCIA PÚBLICA - PÓLO NAVAL

Acontecerá em Maragojipe, no dia 12.12.08 - na Capital Nacional da Educação Ambiental em Áreas de Manguezal, audiência pública para tratar do PÓLO NAVAL, que o Governo da Bahia pretende construir em uma RESEX Marinha, área de manguezal, no baixo rio Paraguaçu - BTS.

O projeto envolve diversas empreiteiras, destruindo áreas significativas de pesca de populações tradicionais, inclusive relocando diversas famílias da localidade de Enseadinha, localizada em frente a São Roque do Paraguaçu e ilha de Monte Cristo.

A proposta, ainda não passou pela anuência da APA BTS, outra agressão, suprimirá, além de áreas de manguezal, significativas áreas de mata Atlântica.
Ainda mais, a região é considerada fundamental para manutenção de populações de Sotalia guianensis - o boto da BTS.

Dados bibliográficos sugerem que o input de Fe, no ambiente, oriundo de metalurgias e construção naval, associado com outros parâmetros, contribuem para aparecimento de MARÉS VERMELHAS! No evento de 2007, umas das hipóteses, admitem que o Fe injetado no sistema do rio Paraguaçu na altura do estaleiro de São Roque, contribuiu, significativamente para aquele fenômeno!

Sobre os humanos, os Sindicatos associados a construção naval na baía de Guanabara, denunciam que populações que vivem no entorno estão apresentando sintomas de uma doença pulmonar, cuja causa advém da aspiração de areia (Jatos de limpeza) misturada com resíduos ferruginosos.

Existem alternativas locacionais que o empreendedores não estão levando em conta!

O Projeto está sendo empurrado "goela abaixo", a título de geração de emprego e renda, no mesmo formato que eles fazem com as famigeradas fazendas de Carcinicultivo.

Não podemos deixar que os vetores antrópicos de destruição da BTS, migrem em direção a Maragojipe e rio Paraguaçu.
Governo é para construir e não destruir o que a natureza levou milhões de anos para criar e manter. RESEX do IGUAPE, APA BTS, Est. Ecol. Ilha do Medo, APA Recife das Pinaúnas, Pqe Ecológico do Baiacu, Reserva Florestal da ilha dos Frades, da ilha de Itaparica e da Ilha de Maré, foram construídas e criadas com LUTAS LEGÍTIMAS. Eles que chegaram, agora, não tem esse direito a promover a desmontagem de lutas históricas, ganhos decanos da população baiana!

Todos a audiência. Divulguem, por favor, em suas listas.

Salvar Maragojipe - rio Paraguaçu, nosso berço, é OBRIGAÇÃO!

"Somos baianos graças da baía de Todos os Santos" (Saraiva - GÉRMEN)

Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
http://www.grupomeirelles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!