Terça-feira, 10 de Novembro de 2009
Larissa Souza/ Cn1
No próximo dia 28 de novembro, uma audiência pública discute a retirada da Crystal Company, antiga Lyondell Millenium, do povoado de Areias, próximo a Arembepe. O objetivo do encontro, que é aberto ao público, é decidir a melhor forma de retirar a indústria da localidade e transferi - lá para a região do Pólo onde estão concentradas as grandes fábricas.
“Queremos discutir o assunto com a empresa, órgãos ambientais, presidentes de associações e população em geral. A participação da população é de fundamental importância” diz o promotor Luciano Pitta. “Essa é a única fábrica que está localizada na região da orla e não é mais viável que ela permaneça no local ”, completa.
De acordo com o promotor, há mais de 30 anos a fábrica está na localidade e joga uma média de 70 toneladas de resíduos no mar por dia, além dos problemas causados pela fumaça. “Muitas pessoas, principalmente crianças e idosos, alegam problemas respiratórios causados pela fumaça lançada pela fábrica”, explica.
“Temos a convicção que um fábrica desse porte não pode sair de uma localidade em apenas um mês. Queremos um prazo para que ela seja transferida do local, não é possível ficar esperando mais 15 ou 20 anos para que seja tomada uma providência”, conclui.
O encontro irá acontecer na Escola Municipal Thomaz Camilo, em Areias., a partir das 09 h.
fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=65118
Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
55 71 99564487
alvaromeirelles@yahoo.com.br
alvaromeirelles@hotmail.com (apenas msn)
http://www.grupomeirelles.com
http://twitter.com/alvaromeirelles
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Audiência discute a retirada de fábrica da Millenium em Areia
Marcadores:
Areias,
audiência pública,
Camaçari,
Crystal Company,
doença,
impactos ambientais negativos,
Litoral Norte,
Lyondell,
Millenium
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tive a experiência de trabalhar como estágiario nos ultimos 6 meses e conheço bastante a realidade desta área, bastante impactada; gases, enxofre,relatos de metais pesados,óleo e etc.
ResponderExcluirÉ difícil imaginar o grau de pertubação que vem sofrendo o meio ambiente e as pessoas que nele vivem.
Espero que tudo termine em uma resolução equilibrada e satisfatoria!