sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SAC e Catazoo a favor do Meio Ambiente

Os postos do SAC em Salvador farão parte da rede de coleta de tampinhas de garrafas pet para colaborar com a Campanha Catazoo – a qual prevê a arrecadação de Tampinhas para o Zoológico de Salvador a fim de construir cinco filtros naturais para o parque. A ação visa recolher 2 milhões de tampinhas pet para ajudar o Parque a reaproveitar por seis meses os mais de 200 mil litros de água que seriam descartados em quinze dias.

Nesta primeira fase, a arrecadação acontecerá em quatro postos do SAC: Shoppings Iguatemi, Salvador, Barra e Comércio. Todas as pessoas que forem realizar algum serviço nesses postos, ou passarem pela região, podem depositar suas tampinhas nos coletores que estarão disponíveis ao lado da recepção.

Esse sistema de filtragem ecológica foi criado pelo coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto. "As tampinhas funcionam como um depósito de bactérias anaeróbicas que digerem as partículas de matéria orgânica que passam pela peneira na primeira fase da filtragem", explica o coordenador. Segundo ele, as tampinhas poderiam ser substituídas por um material plástico fabricado nos Estados Unidos, custando cerca de U$ 1,50 cada. Com o sistema dos filtros naturais, o projeto torna-se ecologicamente correto e de baixo custo.

Os animais beneficiados pela construção dos filtros naturais, nesta primeira etapa, são as aves de rapina, os macacos-prego, a anta, o jacaré e os hipopótamos. As instituições de ensino, também, contribuem para que meta da Campanha seja alcançada. Somente essas instituições arrecadaram cerca de 400 mil tampinhas em 2010. Outros pontos de coletas de tampinhas de garrafas para quem deseja participar são: Zoo de Salvador, em Ondina, as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e de Administração no Centro Administrativo (Cab), além da Escola Lápis de Cor, localizada na Pituba.

Disponível em : http://www.zoo.ba.gov.br/conteudo-unico-noticia.aspx?p=NOTICIAS&nid=2620 / http://www.consuladosocial.com.br/?p=50387 / http://www.cra.ba.gov.br/index.php/component/content/article/563-catazoo-preve-sistema-de-filtragem-ecologico - Ascom/Sema e Catazoo

Por indicação de Elisregina Paz e Priscila Lessa

Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
55 71 99564487
alvaromeirelles@yahoo.com.br
www.GrupoMeirelles.com
http://twitter.com/alvaromeirelles

Um comentário:

  1. Visite Meu Blog, nele eu falo de tendência de Moda, novidades de Cabelo, Unhas e Maquiagem
    que mulher não gosta de dicas para cada dia ficar mais linda, não é mesmo?
    Espero qi visitem e Gostem!

    Desde já, Muiito Obrigado
    Daanih Malvas ;*

    * http://danihmalvas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/Daanih.Maalvas#
    https://twitter.com/danih_malvas

    **PARTICIPANDO DO SEU BLOG, PARTICIPE DO MEU TAMBÉM **

    ResponderExcluir

Contribua com seu comentário!