sábado, 8 de março de 2008

Acordo entre BID e Semarh promove o PDA

BID e Semarh fecham acordo para Programa de Desenvolvimento Ambiental

Foi assinado na manhã de hoje (dia 28), entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo do Estado da Bahia, o documento final da missão do banco, referente ao acordo de empréstimo no valor de US$ 16,7 milhões. O montante será aplicado no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA), a ser executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O PDA tem como objetivo principal contribuir para melhorar a eficiência e eficácia do Sistema Estadual de Administração dos Recursos Ambientais do Estado da Bahia (SEARA), buscando integrar o processo de desenvolvimento, com políticas de uso sustentável e conservação dos recursos naturais.

Assinaram o acordo Maria Cláudia Perazza, chefe da missão do BID, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, e o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Romeu Temporal. “Além de estratégico para as áreas de recursos hídricos e proteção ambiental, esse programa de cooperação internacional vai criar condições reais, para que todo o sistema de meio ambiente do Estado reavalie suas competências”, afirmou Juliano Matos.

PDA tem como metas específicas reverter o processo de degradação ambiental dos mananciais da Região Metropolitana de Salvador, antecipar soluções das questões ambientais decorrentes da agenda de desenvolvimento do Estado da Bahia, além de ampliar a capacidade de planejamento e gestão ambiental. O projeto tem como áreas de atuação as Bacias dos Rios Joanes e Ipitanga, do Rio do Cobre e Bacia do Leste e o Lago de Pedra do Cavalo. Do total investido no programa 60 por cento serão financiados pelo BID. Uma contrapartida de US$ 6,7 milhões será investida pelo governo do Estado.

(http://www.semarh.ba.gov.br/noticia.aspx?s=NEWS_GER&id=1268)


Os Votos são para que saibam como empregar esta verba da melhor forma. Por meio de editais claros e lícitos.


Alvaro Meirelles
Biólogo e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!