BID e Semarh fecham acordo para Programa de Desenvolvimento Ambiental
Foi assinado na manhã de hoje (dia 28), entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo do Estado da Bahia, o documento final da missão do banco, referente ao acordo de empréstimo no valor de US$ 16,7 milhões. O montante será aplicado no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA), a ser executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O PDA tem como objetivo principal contribuir para melhorar a eficiência e eficácia do Sistema Estadual de Administração dos Recursos Ambientais do Estado da Bahia (SEARA), buscando integrar o processo de desenvolvimento, com políticas de uso sustentável e conservação dos recursos naturais.
Assinaram o acordo Maria Cláudia Perazza, chefe da missão do BID, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, e o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Romeu Temporal. “Além de estratégico para as áreas de recursos hídricos e proteção ambiental, esse programa de cooperação internacional vai criar condições reais, para que todo o sistema de meio ambiente do Estado reavalie suas competências”, afirmou Juliano Matos.
PDA tem como metas específicas reverter o processo de degradação ambiental dos mananciais da Região Metropolitana de Salvador, antecipar soluções das questões ambientais decorrentes da agenda de desenvolvimento do Estado da Bahia, além de ampliar a capacidade de planejamento e gestão ambiental. O projeto tem como áreas de atuação as Bacias dos Rios Joanes e Ipitanga, do Rio do Cobre e Bacia do Leste e o Lago de Pedra do Cavalo. Do total investido no programa 60 por cento serão financiados pelo BID. Uma contrapartida de US$ 6,7 milhões será investida pelo governo do Estado.
(http://www.semarh.ba.gov.br/noticia.aspx?s=NEWS_GER&id=1268)
Os Votos são para que saibam como empregar esta verba da melhor forma. Por meio de editais claros e lícitos.
Alvaro Meirelles
Biólogo e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com
sábado, 8 de março de 2008
Acordo entre BID e Semarh promove o PDA
Marcadores:
bacias hidrográficas,
BID,
Gestão Ambiental,
Ipitanga,
Joanes,
recursos hídricos,
SEMARH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com seu comentário!