terça-feira, 11 de março de 2008

Bombistas continuam atuando nas praias da RMS

Combate à pesca com bomba

Operação flagra pescadores com explosivos na Praia de Canta Galo

Mais uma ação conjunta da Coordenação de Fiscalização Ambiental e Atendimento Emergencial (Cofisa), do Centro de Recursos Ambientais (CRA) e da Coordenação de Produtos Controlados (CPC), da Polícia Civil, no combate à pesca predatória, flagrou três pescadores com explosivos na Praia de Canta Galo, próximo ao Forte do Monte Serrat, na manhã desta quinta-feira, 6 de março.

Os pescadores presos são Vivaldo da Hora Gomes Filho e Anísio Silvestre Queiroz Filho, que foram levados para a 3ª Companhia de Polícia, na Cidade Baixa. Apenas Marcos da Guerra que, segundo informações de moradores da localidade, comercializa e guarda explosivos na sua própria residência, escapou.

A captura dos infratores só foi possível a partir de uma prévia investigação já que eles estariam executando essa prática irregular nas praias de Canta Galo, Boa Viagem, Ribeira, Pedra Furada e adjacências. Esta ação foi fundamentada nos dados de informantes locais, técnicos do CRA, agentes da polícia e o delegado Rusdenil Franco Lima, da Coordenação de Produtos Controlados da Polícia Civil.

Após a constatação da ação criminosa - duas detonações de explosivos no mar - por volta das 7 horas, foi acionado o apoio do helicóptero do CRA, técnicos de fiscalização do órgão ambiental, além de dois policiais à paisana, que acompanhavam à operação na praia desde as 5 horas, os infratores foram abordados e orientados a seguirem para a beira da praia.

Os objetos apreendidos junto aos bombistas foram: barco de pesca, tipo "catraia", material de mergulho, várias sulambas (gereré comprido, usado na captura de peixes), 50 kg de peixes e três explosivos. As bombas foram lançadas na água do mar durante o flagrante, mas, recuperadas pela equipe de fiscalização do CRA.


Fonte: Nádya Argôlo - Ascom/CRA
(http://www.seia.ba.gov.br/noticias.cfm?idnoticia=3972)

Impactos Negativos relacionados a pesca predatória com uso de explosivos, além das questões Legais:

01. Morte de animais e vegetais sem controle de idade, estádio reprodutivo, tamanho ou peso;
02. Destruição de corais, o que indiretamente resulta em danos para a reprodução de peixes, crustáceos e ouros animais;
03. Danos nas instalações da sinalização náutica, poços de petróleo, oleodutos, fundações e paredes abaladas em áreas de estaleiros, marinas e atracadouros;
04. Vale lembrar os possíveis danos aos praticantes de pesca submarina, instrutores e alunos de cursos de mergulho e banhistas;
05. Outro grupo bastante vulneravel são os trabalhadores em atividades de limpeza de casco de embarcações (em mergulhos), manutenção das instalações para soltar ou prender amarras no fundo do mar.



Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!