terça-feira, 4 de março de 2008

Cidade Sustentável

Segundo a BBC Brasil: Empresa árabe anuncia cidade sustentável nos Emirados


As muralhas de Masdar City.



Desenvolvida por arquitetos britânicos, Masdar será livre de emissões e sem carros.
Representantes da empresa de energia árabe Masdar Initiative e arquitetos britânicos da Foster and Partners apresentaram nesta segunda-feira, durante uma conferência sobre energia em Abu Dhabi, os detalhes sobre a primeira cidade sustentável do mundo, localizada nos Emirados Árabes Unidos.

Chamada de Masdar ("a fonte", em árabe), a cidade será a primeira livre de emissões de carbono e desperdício. Além disso, será abastecida apenas com energia renovável.
Localizada no deserto nos arredores de Abu Dhabi, a cidade murada será construída em uma área de seis quilômetros quadrados e terá capacidade para abrigar 50 mil habitantes e 1,5 mil estabelecimentos comerciais.

A previsão é de que os primeiros moradores se mudem para a cidade no início de 2009.

Cidade 'verde'

Segundo Norman Foster, da Foster and Partners, Masdar será livre de emissões de carbono, com 100% de sua energia fornecida por fontes renováveis.
A cidade deve abrigar também a maior fonte de energia fotoelétrica (conversão direta da energia solar em energia elétrica) do mundo.

Masdar também não terá desperdício, dizem os arquitetos, já que a previsão é de que 99% do lixo seja reciclado ou transformado em compostos. Outra novidade é o transporte público da cidade, que não terá carros. De acordo com o planejamento urbano elaborado pelos arquitetos da Foster and Partners, nenhum pedestre terá que andar mais de 200 metros para ter acesso ao transporte público.

Além disso, a maioria das ruas da cidade terá apenas 3 metros de largura e 70 de comprimento para facilitar a passagem do ar e incentivar a caminhada.
"Masdar promete estabelecer padrões para as cidades sustentáveis do futuro", diz um comunicado da Foster and Partners. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u365606.shtml)

(Agradecimentos pela matéria sugerida pelo Futuro Técnico em Meio Ambiente - Gilson Dias)

A notícia é ótima, assim como ocorre na China, cidade de Dongtan, em construção desde 2005, veja:

Postado em 23/3/2007 12:08 por Claudia Chow
Dongtan, China – Ecocidade

A China está construindo a primeira cidade sustentável que se tem notícia. Dongtan (que significa Praia Leste), a terceira maior ilha do país localizada próxima a Xangai, a cidade vai ser inaugurada na Expo 2010 que será realizada em Xangai. A cidade pretende acomodar 50.000 habitantes. A cidade é planejada para ser ecologicamente correta, emissões zero de gases do efeito estufa e completamente auto-suficiente em água e energia.

A cidade se propõe a ter apenas meios de transporte verde ao longo da costa. As pessoas chegarão até a costa de carro onde deverão deixá-los e seguir como pedestres, ciclistas ou outro transporte público sustentável.

Esse projeto está sendo desenvolvido pela Arup, uma empresa global de design e engenharia, juntamente com a Shanghai Industrial Investment Corporation (SIIC).

Achei na internet a planta da cidade e várias outras coisas interessantes, mas o site está em coreano. A parte interessante não achei em inglês! Espero que mais coisas sobre essa cidade apareçam mais em breve, afinal, eles não podem nem querem esconder isso do mundo! (http://greenpeace.blogtvbrasil.com.br/2007/03/23/dongtan-china--ecocidade)

Torcemos por mais notícia e que as propostas sustentáveis tornem-se regra!


Alvaro Meirelles
Biólogo e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!