terça-feira, 18 de março de 2008

Linha Verde, a arma contra os maus tratos e o tráfico ilegal de animais brasileiros

Fauna

"Proteger e Conservar: Obrigação de Todos"

A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. O desmatamento e degradação dos ambientes naturais, o avanço da fronteira agrícola, a caça de subsistência e a caça predatória, a venda de produtos e animais procedentes da caça, apanha ou captura ilegais (tráfico) na natureza e a introdução de espécies exóticas em território nacional são fatores que participam de forma efetiva do processo de extinção. Este processo vem crescendo nas últimas duas décadas a medida que a população cresce e os índices de pobreza aumentam.

Uma forma de se perceber o efeito deletério da exploração desordenada das aéreas nativas sobre a fauna residente é o acréscimo significativo do número de espécies na lista oficial de fauna silvestre ameaçada de extinção. Essa lista foi revisada, pelo Ibama e Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Biodiversitas e a Sociedade Brasileira de Zoologia, com o apoio da Conservation International e do Instituto Terra Brasilis e nos aponta novos caminhos.
Com ela podemos decidir quais espécies e ecossistemas devem ser prioritariamente protegidos e conservados e aqueles que poderiam ser utilizados dentro de princípios sustentáveis. Proteger e utilizar racionalmente os recursos faunísticos são ações de manejo que demandam conhecimento, técnica, controle e monitoramento.

A proteção e o manejo ordenado da fauna silvestre na busca de sua conservação podem e devem ser feitos pelo Governo e a Sociedade de forma integrada no sentido de defender o que é de todos: o patrimônio natural do Brasil, bem de uso comum de todos os brasileiros e garantia para as futuras gerações.

(www.ibama.gov.br/fauna)

Denúncias

Animais soltos, machucados, caso de invasão de animais

1 - Domésticos: procure a Sociedade Protetora de Animais do seu estado.

2 - Silvestres: procure a Fiscalização do IBAMA no seu estado.


IBAMA - BAHIA

SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA EM SALVADOR/BA - VISITE O SITE JÚLIO CESAR DE SÁ DA ROCHAE-MAIL: julio.rocha@ibama.gov.br AVENIDA JURACY MAGALHÃES JÚNIOR, Nº 608 - RIO VERMELHO CEP: 41.940-060 - SALVADOR - BA TEL/PABX: (71) 3240-7913/3248-9427/3345-7322 / 3240- 7444 FAX: (71) 240-7913/248-9427 COORDENADAS GEOGRÁFICAS: S13°00.'346" W 038°29'169"


Ouvidoria Geral do IBAMA

Linha Verde

Agora ficou ainda mais fácil dialogar com o IBAMA. Sugestões, reclamações, pedidos de informações e denúncias sobre agressões ao meio ambiente podem ser feitas através da Linha Verde 0800-61-8080, a ligação é gratuita de qualquer ponto do país.

Para maior agilidade na solução das demandas, sugere-se contato com as Unidades do IBAMA ou Interlocutores da Linha Verde mais próximos da ocorrência.

Se preferir, venha falar pessoalmente com o Ouvidor no edifício sede do IBAMA ou na Gerência Executiva de seu Estado.

COMO FAZER UMA DENÚNCIA
* É importante que o denunciante apresente dados claros e precisos acerca do tipo de ocorrência;
* É indispensável que conste o nome da rua, número, município, Estado e algum ponto de referência e se possível, indique o nome ou apelido do responsável;

* A deficiência de dados, muitas vezes, impossibilita o próprio atendimento. Em caso de dúvida, favor ligar para o 0800-61-8080, onde a atendente informará quais são os dados necessários para a realização da ocorrência.

* Tal procedimento visa ocasionar um atendimento mais rápido e eficaz.

* As informações são sigilosas. Em hipótese alguma, o nome do denunciante é divulgado. Isso permite que a pessoa possa identificar-se no momento da denúncia. Porém, se preferir, o denunciante poderá manter o anonimato.

(www.ibama.gov.br/linhaverde/home.htm)

Não compre animais ilegais, isto só alimenta o tráfico e os maus tratos contra a fauna.

Denuncie os crimes contra a fauna!


Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!