O Ministério do Turismo está divulgando o Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos de Turismo de Base Comunitária, no valor de R$ 100 mil a R$ 150 mil, para fomento a iniciativas de turismo de base comunitária que promovam sua inserção na economia de mercado, com base nos princípios da economia solidária.
Segundo o MTur, o Turismo de Base Comunitária é protagonizado por comunidades locais e consiste em um modelo alternativo de desenvolvimento turístico, orientado pelos princípios da economia solidária, associativismo e valorização da cultura local. Estas iniciativas, em geral, têm dificuldades de acesso a recursos públicos e, por se tratar de atividades diferenciadas, o MTur cria, com esta seleção, uma oportunidade de apoiar a expansão e a qualificação desses serviços e produtos. Entre os resultados esperados estão maior participação das comunidades locais nos benefícios advindos da atividade turística, geração de trabalho e renda, além da qualificação das comunidades para a gestão da atividade turística.
Essa inserção social pode contribuir - e muito - para a conservação ambiental, remando na direção contrária dos mega-empreendimento s que se instalam em regiões de grande beleza natural, quase sempre dando uma solene banana para a população nativa.
Podem apresentar propostas ao edital do Mtur instituições sem fins lucrativos e entidades da administração pública direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municípios. A data final para o recebimento destas é 18 de julho. O resultado da seleção será divulgado dia 25 de julho e os convênios devem ser assinados entre agosto e setembro, para um período de 18 meses (acesse o Edital completo no site do Ministério do Turismo).
(Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=38670)
Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com seu comentário!