segunda-feira, 16 de junho de 2008

Surfe e Conservação Ambiental: uma mistura que dá certo

Surfe e Conservação Ambiental:

uma mistura que dá certo

Campeonato Mundial de Surf WQS reúne esporte e atividades ambientais em Praia do Forte

A partir do dia 16 de junho, surfistas e ambientalistas se misturam nas areias de Praia do Forte, município de Mata de São João, uma das mais belas praias do litoral norte baiano para participar do Billabong Surf Eco Festival. O evento, que vale pelo mundial de surfe World Qualifying Series (WQS), tem como um dos objetivos aliar a prática do surfe com a formação de uma consciência ambiental.

Durante o Billabong Surf Eco Festival, será distribuído um total de 140 mil dólares em prêmios e a vitória vale 2.000 pontos no ranking de acesso para o ASP World Tour (WCT), nas categorias masculino e feminino. Além da competição, o evento busca promover a integração do esporte com entretenimento, diversidade cultural e sustentabilidade. A surfista, bióloga e educadora, Carla Circenis, coordenará as ações ambientais durante e ressalta que "associar esporte ao meio ambiente é uma iniciativa que busca disseminar uma política de paz e, ao mesmo tempo, mostrar o quanto é importante para o ser humano estabelecer uma relação mais cuidadosa com a natureza".

Dentre as atividades de cunho educativo, destacam-se o ciclo de palestras ambientais (entre os dias 16 e 19 de junho), a exposição "Recifes de Corais Brasileiros" , apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente em comemoração ao Ano Internacional dos Recifes de Coral e o III Fóum Internacional de Alternativas Para a Sustentabilidade da Indútria do Surf. As palestras, o fórum e a exposição acontecem no anfiteatro do Instituto Baleia Jubarte e são gratuitos. Outras iniciativas como plantio de espécies nativas, mutirão de limpeza e distribuição de sacos de lixo biodegradáveis acontecerão na praia da Catiguiba, simultaneamente ao campeonato.

O Instituto Baleia Jubarte, cuja missão principal é a conservação dessa espécie de baleia e outros cetáceos, promoverá ainda um evento cultura chamado de "Rock das Baleias", no dia 21. "Esperamos que as ações desenvolvidas durante o campeonato realmente tragam resultados positivos para a comunidade local e que façam com os participantes reflitam mais sobre a relação do esporte com o meio ambiente", declara Sergio Cipolotti, biólogo e coordenador do Programa de Educação Ambiental do Instituto Baleia Jubarte em Praia do Forte.

Para abrigar as exposições, foi montada na praia uma tenda ambiental, onde estarão disponíveis informações sobre a conservação das baleias jubarte e tartarugas marinhas, a importância da reciclagem e também sobre a Reserva Sapiranga, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica da região. A expectativa dos organizadores é que mais de 230 atletas participem das competições, atraindo mais de 2mil pessoas durante toda a semana.

O coquetel de abertura e coletiva de imprensa serão realizados no dia 16 (segunda-feira) , a partir das 20h, no Hotel Ibertostar.

Maiores informações:

- Sérgio Cipolotti (Coordenador do Programa de Educação Ambiental em Praia do Forte do Instituto Baleia Jubarte) – sergio.cipolotti@baleiajubarte.com.br / (71) 8102-0439

- Carla Circenis (coordenadora do projeto ambiental do Festival) - carlacircenis@hotmail.com / (71) 9172 8812

- Gustavo Lopez (Coordenador de Pesquisa do Projeto Tamar) - guslopez@tamar.org.br / (71) 3676 1045

- Site Oficial do Evento: www.surfecofestival .com.br

- Assessoria de Imprensa do Evento: Jordan Bosco (71 – 9938 2116) e Camile Maltez (71 – 9985 2117) – camilemaltez@gmail.com

- Assessoria de Imprensa do Instituto Baleia Jubarte: Leana Mattei (71 8804 2142) – leanamattei@gmail.com

"Be the change you want to see in the world" – Gandhi

Leana Mattei

Communication for Social Change
E-mail: leanamattei@gmail.com
Msn: leanamattei@hotmail.com
Skype: leanamattei
Tel.: +55 71 8804 2142


Esta é uma ótima associação: Esporte, Conservação Ambiental e Geração de Renda.

Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!