terça-feira, 22 de julho de 2008

Pinguins em Praias Baianas

Pingüins procuram Praias com coqueiros e baianas de acarajé para tirar férias, mas sem a cervejinha, pois com a Lei Seca pode complicar na volta para casa!

Depois dos fantásticos: Pingüim (o do Batman mesmo! Que, por sinal, está em alta pela condição de vilão e coleguinha do Coringa, afinal este último roubou a cena na mais recente edição); Linux (forte concorrente do Windows, este é batalhador!); da “A Era do Gelo” (que já me deixou exausto de tanto jogar com meu sobrinho Lipe); e do Happy Feet (o Pingüim, tadinho!, que nasceu sem a habilidade vocal, mas não desiste da dança do acasalamento e parte para o mundo com seu sapateado ) os Pingüins resolvem passar férias em Salvador, mas como todo turista fica por aí de bobeira e com aquela cara de "Parmalat todo arrumadinho", como diriam os moleques do Porto da Barra.


Os pingüins que chegaram a costa brasileira não estão adaptados ao severo clima polar, assim vale lembrar que esta espécie está adaptada ao Estreito de Magalhães, daí a origem do nome popular de Pingüim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) e olha que já tem até Mãe de Santo querendo atribuir a chegada dos animais e o aniversário de morte do Senador! Outros afirmam fazer parte da campanha coordenada por Domingos Leonelli (Secretário de Turismo do Estado da Bahia) afim de atrair turistas argentinos para nosso São João e tem até quem afirme ser fruto de um convite para inauguração do oceanário prometido para a área do antigo Clube Português, obviamente o convite teria sido feito por João Henrique (Prefeito da capital Baiana, por enquanto).

Falando sério!

A Bahia não faz parte da rota natural destes animais, logo parece ser um efeito do La Niña devido a alterações nas correntes marítimas e nos ventos.

Recomendações ao encontra-los:
01. Não pegar o animal diretamente enquanto estiver na água. Assim evita-se bicadas, pois o animal apresenta maior mobilidade na água;
02. Na areia ou mesmo no raso utilize uma das mãos para pegar o bico e com a outra pegue-o pelo corpo;
03. Acondicione-o numa caixa (papelão ou plástico, desde que permita a passagem de ar);
04. Deve-se ainda deixar um pano que o ajude a manter a temperatura enquanto estiver na caixa;
Pingüim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus)

Obs: Os animais chegam em estado de hipotermia, devido ao longo tempo que passaram nesta longa jornada na água, logo há alto desgaste energético. Apesar disto não os alimente!

Após seguir estas instruções contate o IBAMA (0800618080) ou IMA - antigo CRA -( 0800711400), lembrando que ambos atendem em regime de plantão.

"Agentes ambientais recebem denúncia de comercialização ilegal de pingüins em Salvador Fonte: Redação - 22/07/2008 11:06:00 O número de pingüins encontrados no litoral baiano, já passa de 100. Agentes ambientais denunciam que receberam ligações avisando que pessoas estariam comercializando pingüins, na cidade Salvador. De acordo com os agentes, a polícia ambiental já foi acionada para verificar a denúncia de que pessoas estariam capturando os pingüins, levando para casa e, em seguida vendendo. Não se sabe o preço. A comercialização dos animais é crime.Desde que começaram a chegar no litoral baiano, pelo menos 11 animais morreram, por causa da longa jornada. Assim que as aves estiverem bem, serão levadas para uma reserva ambiental, no Rio Grande do Sul e, em seguida serão soltas no mar, para que voltem ao Estreito de Magalhães, na Argentina."(Fonte: http://www.radiometropole.com.br/interna_texto.php?local=1&id=VGxSQmQwMVVaelZQUkZVOQ==)

Outro absurdo foi noticiado numa rádio local. Quando o dono de um bar anunciou moqueca de pingüim para o último final de semana! Mas já diria um sábio muito conhecido por aqui: "Pense num absurdo. Na Bahia teve o seu precedente".

A parte as crenças, a falta de respeito ao animal e a ilegalidade muita sorte aos pingüins sobreviventes!

Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
www.grupomeirelles.com

4 comentários:

  1. Pingüins procuram Praias com coqueiros e baianas de acarajé para tirar férias, mas sem a cervejinha, pois com a Lei Seca pode complicar na volta para casa!

    Manda os pinguins pegarem um taxii. sem a velha cervejiinha não é a mesma coisa!
    Mas no primeiro ano, eu aprendi que os pinguins vooam

    ResponderExcluir
  2. É absurdo mas foi, ao procurar uma pessoa que teria um pinguim em casa para ser entregue o mesmo me disse que eram duzentos reais pra quem quisesse pagar... falou com a pessoa errada, espero que prendam pelo menos um desses pra dar exemplo. Mas alguns baianos são bastantes sensatos, eu mesmo ajudei no resgate de um, com amigos e já encaminhamos uns cinco ou seis para o IMA que veio buscá-los após um tempo.

    ResponderExcluir
  3. primeiros socorros devem ser feito

    ResponderExcluir
  4. que horrivél muqueca de pinguim , esse individuo estå espondo as pessoas .. a grave doenças parasitarias e infecto contagiosa .

    ResponderExcluir

Contribua com seu comentário!