A usina nuclear de Angra 3 obteve nesta segunda-feira sua licença de construção, emitida pela Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear). Até agora, só haviam sido realizadas obras de preparação do terreno e de instalações administrativas. Com a licença, a Eletronuclear, responsável pela gestão da usina, pode dar início às obras que envolvem o prédio do
reator.
O projeto da usina é semelhante ao de Angra 2. Segundo a Cnem, isso permitiu uma redução nos custos de licenciamento da obra. Em geral, o licenciamento de uma nova usina custa US$ 100 milhões. O de Angra 3 saiu por cerca de US$ 20 milhões.
O próximo passo na construção é a obtenção da licença de carga de material nuclear, que só deve ocorrer a partir de 2014, quando a obra estiver praticamente concluída.
O presidente da Cnem, Odair Gonçalves, disse que a licença é um marco na história do programa nuclear brasileiro. Ela foi elaborada durante quatro anos.
Para ele, independentemente do resultado das próximas eleições presidenciais, o programa nuclear brasileiro deverá continuar em operação. "Hoje se sabe que o crescimento da hidroenergia não vai ser suficiente para atender à demanda. Não é uma questão ideológica", afirmou.
Alguns comemoram, outros lamentam...
Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
55 71 99564487
alvaromeirelles@yahoo.com.br
http://br.mc347.mail.yahoo.com/mc/compose?to=alvaromeirelles@hotmail.com (apenas msn)
http://www.grupomeirelles.com/
http://twitter.com/alvaromeirelles
http://grupomeirelles.blogspot.com/
www.flickr.com/photos/alvaromeirelles
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Licença de Implantação para Usina Nuclear de Angra 3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É eu to no time dos que lamentam! Mais uma vez o Brasil vai na contramão, investindo numa energia cara, suja e perigosa. Ao invés de usar os 8 bilhões que serão para construção de Angra 3, poderiamos pegar todo esse dinheiro e investir em energias renováveis como eólica, solar e biomassa, já que nosso país tem um potencial muito grande!!
ResponderExcluirLamentável!!
e vc fez no dia do meio ambeinte? fez palestra?
ResponderExcluirE o articulista do blog, senhor Álvaro (xará) Meirelles, qual a sua opinião, lamento ou aprovação? Gostaria muito de saber sua opinião.
ResponderExcluirÁlvaro Fernando De Angelis
alvarodeangelis@yahoo.com.br
Prezado Álvaro Fernando De Angelis,
ResponderExcluirTendo em vista as outras alternativas oferecidas (eólica, solar...) e, principalmente, considerando o grande potencial do Nosso País (área, exposição ao Sol...) não julgo como a melhor alternativa em função do risco ambiental. Sem contar que os resultados com as usinas anteriores não foram os esperados, o que me leva a não depositar a muita confiança no empreendimento discutido.
Veja o exemplo que a Bahia está trazendo com a implantação da captação de energia eólica:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/primeiro-parque-e-lico-da-bahi/
http://www.coelba.com.br/ARQUIVOS_EXTERNOS/O%20SETOR%20ELETRICO/ENERGIA%20ALTERNATIVA/ATLAS%20EOLICO/AtlasBA_Rev_1.pdf
Sds,
Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
55 71 99564487
alvaromeirelles@yahoo.com.br
alvaromeirelles@hotmail.com (apenas msn)
www.GrupoMeirelles.com
http://twitter.com/alvaromeirelles
http://grupomeirelles.blogspot.com
www.flickr.com/photos/alvaromeirelles