sábado, 29 de maio de 2010

Irlanda inaugura estádio sustentável com capacidade para 50 mil expectadores

Em 1872 era inaugurado na cidade de Dublin, na Irlanda, o estádio Lansdowne Road. Casa das Seleções Irlandesas de rúgbi e futebol, o local foi fechado em 2006 e demolido no ano seguinte para dar lugar a um novo empreendimento – o estádio Aviva.

Inaugurado na última sexta-feira, 14 de maio, pela Populous em parceria com a Scott Tallon Walker Architects, o estádio receberá o primeiro jogo de rúgbi no dia 31 de julho e manterá um calendário com eventos esportivos e culturais.

Mas o que realmente chamará a atenção do público são as ações sustentáveis que norteiam o novo estádio. A começar pela estrutura transparente, que não apenas aumenta a imponência da construção como também permite a entrada de luz natural nas arquibancadas e salas internas.

Essa mesma telha coleta a água da chuva e a encaminha para um sistema onde é armazenada e reutilizada para irrigar o campo. Para reduzir seus impactos ambientais, os construtores reaproveitaram materiais da antiga contrução, como os vergalhões de aço.

O uso de concreto de baixa emissão de CO2, de escadas rolantes que funcionam apenas quando uma pessoa pisa sobre elas e a instalação de ninhos artificiais para pássaros e outros animais silvestres no rio ao lado do estádio também foram aplicadas pelo projeto.

Já a água utilizada nos banheiros e na cozinha é aquecida com o calor produzido pela refrigeração dos geradores do estádio. Urinóis mais eficientes geram uma economia de até 20 mil litros de água em um único evento e painéis acústicos espalhados pelo local garantem que o som do estádio não ultrapasse 53 decibéis a um metro de distância da fachada (o que equivale ao ruído emitido por uma impressora a laser de escritório).

O incentivo ao uso de transportes públicos, as estratégias de redução e gerenciamento de resíduos, o uso e a venda de alimentos locais e o investimento anual de €100 mil na promoção de atividades em prol da comunidade local tornam o Aviva ainda mais sustentável.

"Nós nos esforçamos para criar um estádio digno das ocasiões desportivas que terão lugar dentro dele, bem como criar um edifício que trabalha em harmonia com a comunidade local e com o meio ambiente", afirmou o diretor da Populous, Ben Vickery.

Fonte: Portal EcoD, Última atualização: 18/5/2010 17:50


Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
55 71 99564487
alvaromeirelles@yahoo.com.br
alvaromeirelles@hotmail.com (apenas msn)
www.GrupoMeirelles.com
http://twitter.com/alvaromeirelles
http://grupomeirelles.blogspot.com
www.flickr.com/photos/alvaromeirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!