sábado, 28 de maio de 2011

Parceria com maior evento de aventura da Bahia vai gerar 50 empregos temporários e realizar campanhas de doação de mudas e livros

Projeto Floresta Sustentável é parceiro do Running Daventura 2011


A terceira edição do maior evento de aventura e cross-country da Bahia, RUNNING DAVENTURA 2011 (dia 29, domingo), com largada às 8h30, em frente ao Castelo Garcia d’Ávila, em Praia do Forte, Mata de São João, terá como um dos parceiros o Projeto Floresta Sustentável, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O evento, que reunirá atletas amadores e profissionais de corridas de rua, de aventura, triatlhon, multisport e amantes das atividades na natureza, irá gerar 50 empregos temporários para as comunidades de Tapera/Sapiranga, Barreiro e Pau Grande e promoverá campanha de doação de mudas e livros.

Segundo o coordenador técnico do Projeto Floresta Sustentável, Alvaro Meirelles, um dos objetivos do projeto é fomentar atividades de geração de renda compatíveis com a conservação ambiental na região. Com a parceria, o RUNNING DAVENTURA 2011 vai empregar pessoas que vão sinalizar direção do percurso para os atletas, montar posto de água e auxiliar na distribuição, controlar o trânsito de veículos, controlar o tempo de passagem dos atletas e auxiliar na montagem e desmontagem da arena de largada e chegada.

O Projeto Floresta Sustentável e o evento Running Daventura promovem também as campanhas “Adote uma Árvore” e “Doe Livros”. Os atletas e visitantes que vão acompanhar o evento poderão conhecer as ações de produção e reflorestamento participativo. Os livros arrecadados serão doados à biblioteca da Reserva da Sapiranga e escolas municipais de Mata de São João. No dia 20/05, foi viabilizada uma ação socioeducativa de higienização bucal para 49 crianças de 4 a 10 anos realizada pela odontóloga e corredora de aventura da equipe Aventureiros do Agreste, dra. Luciana Leal.


Sobre o Projeto Floresta Sustentável e o Programa Petrobras Ambiental

O Projeto Floresta Sustentável patrocinado pela Petrobras, será executado até dezembro de 2012 e vai envolver as comunidades de Tapera/Sapiranga, Barreiro e Pau Grande. Segundo o coordenador técnico, Alvaro Meirelles, o projeto objetiva restaurar áreas degradadas de Mata Atlântica em trecho de Área de Preservação Permanente do Rio Pojuca, conservar o ambiente da reserva da Sapiranga, promover a educação ambiental e fomentar atividades de geração de renda compatíveis com a conservação ambiental.

Desde que foi criado, em 2003, o Programa Petrobras Ambiental já patrocinou centenas de projetos, tendo alcançado dezenas de bacias hidrográficas e ecossistemas em diversos biomas brasileiros, entre os quais Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pantanal. Suas ações já envolveram diretamente 3,6 milhões de pessoas, além de mais de 820 parcerias, 4.354 cursos e palestras e o estudo de mais de 5 mil espécies nativas. Para o período de 2008 a 2012, o tema definido para o programa é “Água” e “Clima”, com três linhas de atuação: Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e Fixação de carbono e emissões evitadas.

Alvaro Meirelles
Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental
Projeto Floresta Sustentável - Coordenador
Fundação Garcia D’Ávila
55 71 99564487
alvaromeirelles@yahoo.com.br (e-mail e msn)
http://twitter.com/alvaromeirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com seu comentário!