terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Floresta Sustentável no Jornal Bahia Norte

Vida longa ao rio pojuca

Projeto sustentável pretende revitalizar corredor ecológico na reserva de Sapiranga e preservar o rio Pojuca


Falta pouco para o rio Pojuca refletir uma outra imagem em seus espelhos d’água. Diante do estado de exploração e degradação em que se encontram muitas das áreas verdes e de proteção ambiental ao longo do Litoral Norte baiano, por consequência do fenômeno turístico, organizações sócio-ambientais conseguiram apoio financeiro através do Programa Petrobras Ambiental 2010, que é lançado a cada dois anos.

Aproximadamente noventa hectares de área degradada separam a Reserva de Sapiranga (com 442.8 hm²) de outro fragmento florestal conhecido como Camurugipe (com cerca de 100 hm²). O Projeto Floresta Sustentável, um dos vencedores do Programa, executado pela Fundação Garcia D’Ávila e apoiado por outras 14 instituições, pretende unir os dois fragmentos em uma só corredor ecológico. Dez hectares distribuídos em vinte propriedades de agricultores familiares também serão reflorestados como parte do plano. Um total de 642.8 hm² de área será recuperada em 24 meses. O custo integral do projeto é de mais de dois milhões (R$ 2.797.759,90).

Segundo os pesquisadores, as principais ações de degradação do meio ambiente na região são a ocupação desordenada do solo, falta de saneamento básico, impactos ambientais causados por áreas de plantação de pinus e eucalipto, intensificação indiscriminada da pecuária, pesca predatória, degradação dos manguezais e o turismo irresponsável nos distritos litorâneos.

Os noventa hectares de Mata Atlântica degradados, se encontram ás margens do rio Pojuca, contudo, “ainda não se pode falar de assoreamento, por causa da boa a vazão de água do rio, mas se pode verificar uma erosão constante; tendo em vista os rumos do desenvolvimento nessa região, isso já é motivo de preocupação”, observa Álvaro Meireles, coordenador técnico do projeto. Cerca de 700 pessoas estarão envolvidas e serão beneficiadas pelas ações de conservação ambiental.

De acordo com o coordenador, a medida que o turismo agrega valor à região e impulsiona o desenvolvimento, ao mesmo passo que a preocupação com a sustentabilidade norteia esse progresso, as comunidades sentem a necessidade de atividades de geração de renda compatíveis com práticas sustentáveis para serem incorporados sem impactos nesse crescimento.

“Mata de São João está entre os 65 municípios indutores do turismo no Brasil. Num momento onde o turismo ecológico é crescente, os meninos de hoje precisam ser educados e preparados para este contexto. Já estamos em plena atividade e pessoas que nunca tinham tirado a carteira de trabalho ou procurando o primeiro emprego, agora estão integradas em nossas ações.”, ressalta Álvaro.

Em abril foi concluída a instalação de um viveiro de 600m², “para a região, vamos produzir 40 mil mudas a cada três meses, mas com a capacidade do viveiro, podemos produzir mudas para outras regiões da Bahia e até para outros estados do Brasil”, adiantou o coordenador de produção, Biase Seabra.

Um novo centro de visitantes também está sendo preparado para ser utilizado tanto pelo turista, quanto como suporte de educação ambiental para a comunidade, com previsão de funcionamento para o início de julho. O programa será executado durante dois anos e beneficiará as comunidades de Sapiranga/Tapera, Barreiro e Pau Grande.

Os envolvidos no o projeto vão receber cursos de aproveitamento dos recursos naturais para atividades artesanais, de produção de mudas de vegetais nativos, formação de sistemas agroflorestais e de ecoturismo.

O rio Pojuca nasce em Catu e se estende por 60 km, cortando a Reserva de Sapiranga, até sua foz em Itacimirim. Suas caudalosas águas e a natureza exuberante que o circunda, são atrações turísticas e palco para a prática de esportes terrestres e aquáticos

Fonte: http://www.jornalbahianorte.com.br/c.php?id=693&d=&cat=Materias

Alvaro Meirelles

Biólogo (CRBio 59.479/05-D) e Gestor Ambiental

Projeto Floresta Sustentável - Coordenador

Fundação Garcia D’Ávila

55 71 99564487

alvaromeirelles@yahoo.com.br (e-mail e msn)

http://twitter.com/alvaromeirelles

Um comentário:

  1. "POrreta!" Fico feliz em poder ler essas informações porque as pessoas envolvidas merecem sim ter o lugar em que vivem muito melhor.
    Que bom seria se todos tivéssemos a oportunidade de um projeto desse porte ,com os desenvolvedores e um Coordenador Geral super interessado em fazer mudanças ótimas.
    Tenha certeza que, "a diferença" que todos nós humanos fazemos em algum momento de nossa vida, para vocês é pouco, muito pouco, posso chamar de multiplicação ao invés de diferença.Fico muito orgulhosa quando vejo cada passo dado do projeto, com total segurança do que fazem, pois estão mudando uma parte do mundo em que vivemos e sabem como o fazer.Lembrando também das crianças e jovens do local, que estão empenhados em "fazer bonito" e que sinto que isso não é o máximo que eles farão, e sim o início para uma vida voltada a sustentabilidade ambiental que trás um desenvolvimento moral e cívil aos cidadões de Sapiranga!
    E aos adultos, que coragem linda!Porque é esse o único adjetivo que consigo enquadra-los melhor,Coragem por aceitarem as mudanças, coragem por deixarem seus filhos se envolverem, coragem por não serem uma multidão,mas estarão dando uma grande lição para geração de hoje e as que os perpetuarão.
    Parabéns a todos os envolvidos.Parabéns!
    Carla Guimarães

    ResponderExcluir

Contribua com seu comentário!